sexta-feira, 19 de março de 2010

O Rapaz do Pijama às riscas


Um rapaz de oito anos, Bruno é o protegido filho de um agente nazi cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde o solitário jovem não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe para não explorar o jardim, por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto. Nesse local, Bruno conhece Shmuel, um rapaz da sua idade que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras..
O Rapaz do Pijama às Riscas foi originalmente publicado no Reino Unido em 2006, simultaneamente em edições para jovens e para adultos. Encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas

Fizemos a leitura da obra “ O Rapaz de Pijama às Riscas”, no âmbito da semana da leitura da nossa escola. A actividade chamava-se “Um livro de mão em mão”. Durante toda a semana e em todas as aulas os professores presentearam-nos durante alguns minutos com a leitura desta história.
Nós gostámos de ler o livro pois este retrata uma época histórica fria, dura e sangrenta, a 2ª Guerra Mundial. É um livro que retrata a inocência de duas crianças, onde predominam sentimentos de arrogância, de injustiça mas também de amor e de amizade. É uma obra imaginativa, cuidada e excelente. Uma óptima escolha para ler! Aqui, John Boyle está no seu melhor, misturando o tema da 2ª Guerra Mundial com uma verdadeira amizade. Uma obra muito interessante e inesquecível, adequado para quem adora ler…

Alunos do 9ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário