quarta-feira, 23 de março de 2011

Avaliação das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena


O Projecto Educativo da Escola apresenta como principal meta, melhorar as aprendizagens dos alunos e os seus resultados escolares, o que motiva valorizar-se o impacto da BE nesses resultados. No plano de Acção da BE considera-se o Apoio ao Desenvolvimento Curricular (Domínio A do Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares), como uma área de intervenção prioritária, necessitada de promoção de diversas acções de melhoria, para poder valorizar o impacto dos serviços da BE nos resultados dos alunos. A finalidade do Programa de uma Biblioteca Escolar (BE) é a de “assegurar que os alunos e os docentes da escola sejam, de facto, utilizadores das ideias e da informação.” (ALA, 1998), sendo imperativo que os estudantes apresentem um bom nível de literacia e desenvolvam competências de informação, integrando conhecimento, o recurso que suporta todas as outras aquisições. O programa da acção de uma BE contribui decidida e efectivamente para melhores resultados nas aprendizagens. Dado o diagnóstico desenvolvido, a escolha do sub-domínio a desenvolver no processo de avaliação, incidiu na Promoção da Literacia da Informação (sub-domínio A.2.). A unificação dos temas - parceria na instrução e desenvolvimento da literacia de informação, desempenhados pelo Professor Bibliotecário, assegura aos estudantes a necessária formação para um envolvimento bem-sucedido no acesso e uso global da informação, relacionando os objectivos do programa da BE, com os objectivos do Projecto Educativo (PE).

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