quarta-feira, 16 de março de 2011

Como pesquisar informação



BIG6



Ao longo da tua vida escolar vais deparar-te frequentemente com a necessidade de pesquisar informação.


Como e por onde começar?Onde encontrar a informação necessária?O que fazer com essa informação?Como organizar e apresentar a informação?A utilização de um modelo em seis etapas - Big 6 - pode ajudar-te a resolver os problemas de pesquisa de informação.


1 - Definição da Tarefa
• Qual é a tarefa? O que quero investigar?

• O que já sei sobre o tema?

• O que quero saber?

Faço uma lista de perguntas.


2 - Estratégias de pesquisa de informação

• Que fontes posso consultar para encontrar a informação?

• Onde posso encontrar essas fontes?

• Quem me pode ajudar a encontrá-las?


3 - Localização e Acesso

• A que fontes posso aceder?

• Onde se encontra a informação em cada uma das fontes?Fontes: áudio, vídeo, impressas, electrónicas (CD-ROM, DVD, Internet).

Selecciono as informações de que preciso.


4 - Utilização da Informação

• Como posso explorar melhor cada fonte?

• Qual a informação útil em cada fonte?

Leio a informação que encontrei.

Tiro notas.

Refiro as minhas fontes.


5 - Síntese

• Como posso organizar a informação recolhida?

Analiso a informação que registei. Organizo a informação.

Escrevo por palavras minhas

• Como posso apresentar o resultado?

Texto narrativo, apresentação oral, apresentação multimédia (CD-ROM, vídeo, áudio, Internet)


6 – Avaliação

• A informação que encontrei responde às perguntas da etapa 1?

• Citei correctamente as minhas fontes e usei textos meus e não copiados?

• O meu trabalho está bem organizado e apresentado?

• O meu trabalho está completo?

• O meu trabalho está pronto a ser apresentado ou posso ainda melhorá-lo ?

Sem comentários:

Enviar um comentário