sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Máscaras de Carnaval

Agora que o Carnaval está à porta, aqui ficam algumas ideias para poderes fazer a tua própria máscara. Desde uma princesa a um professor chanfrado, um mostro ou um animal, podes escolher de entre várias hipóteses. É só dar asas à imaginação!!!



















quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oficina da Leitura

Esta semana, a obra a ler aos alunos do 1º ciclo intitula-se Dó e Mi descobrem Beethoven de Isabel Zambujal e Maria Pedro com ilustrações belíssimas de Sandra Serra. Dois irmãos com nomes de notas musicais recebem dos pais CD's mágicos que os transportam até à vida dos grandes compositores. Nesta aventura, vão conhecer Ludwig van Beethoven, que nasceu na Alemanha no séc. XVIII e ainda hoje as suas composições são amadas.
Com a leitura deste livro ficamos a saber, por exemplo, que Beethoven acordava diariamente bem cedo para estudar piano e violino e que aos 11 anos já escrevia as suas músicas. Aos 21 anos mudou-se para Viena, na Áustria e nunca casou, apesar de te ter apaixonado perdidamente por várias vezes.
O compositor ficou surdo muito cedo o que, certamente, não foi fácil para alguém cuja vida era a música. Todavia, não baixou os braços e continuou a trabalhar como se conseguisse ouvir as notas musicais. Por todos estes motivos continua a ser um exemplo a seguir, de determinação e coragem.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A maior flor do mundo

A leitura do conto "A maior flor do mundo" de José Saramago despertou a veia artística de alguns alunos do Centro Escolar. Temos aqui apenas um exemplo, mas contamos apresentar mais trabalhos brevemente. Note-se a força das cores e a representação do movimento da pétala que cai para cobrir o menino, como se aquela flor fosse um ser com vontade própria e quase humana.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Tributo a Miguel Torga


...ouTorga é um tributo a Miguel Torga.
Trata-se de um projecto musical desenvolvido por Isabel Martinho e João Mascarenhas desde 2007, ano em que se comemorou o primeiro centenário do nascimento do poeta Adolfo Correia da Rocha – Miguel Torga (12 de Agosto de 1907 - 17 de Janeiro de 1995).
Do trabalho de composição sob dez poemas de Torga, resultou um conjunto de canções que se apresenta em concerto, dando também origem a um disco. À formação inicial – Isabel Martinho (voz), João Mascarenhas (piano) e Paulo Coelho de Castro (bateria e percussões) –, juntou-se recentemente David Estêvão (contrabaixo) na constituição de um quarteto como configuração de base do grupo.
A esta configuração de base vão-se juntando alguns amigos, provenientes de áreas distintas, no sentido de enriquecer o trabalho que pretende ser uma homenagem a Miguel Torga. Convidados: Carlos Barreto Xavier (pré - produção), Gustavo Almeida (gravação, som), Serafim Lopes (guitarra eléctrica); Rogério Pires (guitarra clássica); Daniela Maia (voz); Filipa Santos (gaita de foles); Joana Manarte (voz)
In fnac.pt

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Exposição na Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena

LETRAS E CORES, IDEIAS E AUTORES DA REPÚBLICA é o nome da exposição que poderá ser vista na Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena até dia 23 deste mês. No ano em que se comemoram os cem anos da República, a DGLB, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, apresenta esta exposição. A Biblioteca Municipal, em conjunto com outras bibliotecas, aderiu também a esta iniciativa em que participam outras instituições culturais como universidades, embaixadas, centros de língua portuguesa no estrangeiro, etc.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DIA DE S. VALENTIM

Está a decorrer, na nossa Biblioteca, a votação para a eleição do mais belo poema de amor. Escolhe o teu poema preferido e coloca o teu voto na caixa para o efeito. Fernando Pessoa, Mário Cesariny, José Luis Peixoto, Maria Tereza Horta, Eugénio de Andrade e António Lobo Antunes são alguns dos nomes cujos trabalhos podes ver no placar. Não percas tempo e vem inspirar-te...


Além da eleição do mais belo poema, podes ver uma exposição com famosas histórias de amor. D. Pedro e Inês de Castro, Marco António e Cleópatra ou Romeu e Julieta são algumas das mais belas histórias de amor de sempre!!



Caia o mar nos ombros
Me caia
Este silêncio pelos ossos dentro
Me cegue os olhos esta sombra
Me cerre
Esta noite num escuro mais profundo
Do que a chuva de ti de mãos tão leves
A figueira do meu sangue se emudeça
De pássaros à espera dos teus passos
De outra voz por sobre a minha
Morta
E as ruas do teu corpo eu desaprenda
Como desaprendi os dedos que em tocam
E se eu não te amar mais me caia a casa
De costa no teu peito como o vento
António Lobo Antunes (Escritor e Poeta português, 1942- )

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Exposição sobre Florbela Espanca

A turma do CEF do 2º ano (Hotelaria e Restauração de Cozinha), durante esta semana, realizou diversos trabalhos no âmbito da atividade "Uma vida d'escrita" do Departamento de Línguas. Florbela Espanca foi a escritora selecionada e, além de terem feito pesquisas sobre esta autora que se suicidou muito jovem, decidiram fazer uma exposição na nossa Biblioteca com alguns dos seus mais belos poemas. Além da exposição, os alunos do CEF entregaram um pequeno folheto com os dados biográficos de Flor Bela.

Fumo

Longe de ti são ermos os caminhos,

Longe de ti não há luar nem rosas, Longe de ti há noites silenciosas, Há dias sem calor, beirais sem ninhos! *** Meus olhos são dois velhos pobrezinhos

Perdidos pelas noites invernosas...

Abertos, sonham mãos cariciosas,

Tuas mãos doces, plenas de carinhos!
***
Os dias são Outonos: choram... choram...

Há crisântemos roxos que descoram...

Há murmúrios dolentes de segredos... ***

Invoco o nosso sonho! Estendo os braços!

E ele é, ó meu Amor, pelos espaços,

Fumo leve que foge entre os meus dedos!... **********************************

Florbela d'Alma da Conceição Espanca tem hoje seus versos admirados em todos os cantos do mundo, diferentemente do que aconteceu quando ainda viva, época em que foi praticamente ignorada pelos apreciadores da poesia e pelos críticos de então. Os dois livros que publicou, por sua conta, em vida, foram "O Livro das Mágoas" (1919) e "Livro de "Sóror Saudade" (1923). Às vésperas da publicação de seu livro "Charneca em Flor", em dezembro de 1930, Florbela pôs fim à sua vida. Tal ato de desespero fez com que o público se interessasse pelo livro e passasse a conhecer melhor a sua obra. Dizem os críticos que a polêmica e o encantamento de seus versos é devida à carga romântica e juvenil de seus poemas, que têm como interlocutor principal o universo masculino. Poema extraído de uma publicação fac-similar do "Livro de Sóror Saudade", editado originalmente em 1923.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Os meninos do ensino Pré-escolar na BE

No passado dia 4 de Fevereiro, sexta-feira, os meninos da Pré, na Hora do Conto, vieram à Biblioteca assistir a um Teatro de Fantoches sobre a reciclagem. Entre outras coisas, ficaram a saber que os resíduos devem distribuir -se pelos diferentes ecopontos, de acordo com as suas cores. A sessão foi animada e muito esclarecedora. Os meninos ficaram ainda a saber que, além do plasticão, do papelão, do vidrão e do pilhão,brevemente existirá no nosso concelho um oleão para reciclar o óleo doméstico, que deverá ser colocado em garrafas de plástico bem apertadas.


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Apoio ao Currículo

COMO FAZER UMA BIBLIOGRAFIA:


Uma Bibliografia é a lista das fontes de informação consultadas para realizares o teu trabalho: livros, artigos de revista ou de jornal, páginas web …


*A Bibliografia apresenta-se sempre no fim do trabalho (antes dos anexos, se os houver).

* Por isso, à medida que fores consultando as tuas fontes de informação deves tomar as notas necessárias para as poderes incluir na tua Bibliografia.
**************
* A Bibliografia apresenta-se sempre por ordem alfabética dos apelidos dos autores:
- Ùltimo apelido do(s) autor(es) em maiúsculas, o resto do nome seguido do ano da publicação entre parêntesis e de ponto final. Título do livro (em itálico ou sublinhado) seguido de ponto final, local da publicação dois pontos e editora.
Exemplo:
ELKINGTON, Jonh; Hailes, Julia (1993). Guia do Jovem Consumidor Ecológico. Lisboa: Gradiva.
REBELO, João (2002). A História da Carochinha. Lisboa: Didáctica Editora.

- Se não tiver autor, ou forem mais de três, escreve-se o nome do livro em maiúsculas e o resto é igual.
*********
*Se for uma página web, faz-se o mesmo:
Autor, data da última revisão, título do artigo, nome do site, data da consulta.
*********
*Se for um artigo de jornal ou de revista:
Autor, título do artigo, título e número da revista ou jornal, data da edição, páginas onde começa e acaba o artigo.
Exemplo:
VIEIRA, Pedro Almeida (1997). A outra face do paraíso. Fórum ambiente, nº 45, p. 60-66.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Os ovos misteriosos

Depois de ouvirem a história Os ovos misteriosos, de Luísa Ducla Soares, os alunos do 1º ciclo foram convidados a realizarem uma actividade: ilustrar passagens do livro enquanto respondiam a algumas questões de interpretação. A Maria Luís, do 4º ano, desenhou desta maneira: Aqui temos a galinha a coçar as costas à serpente.
Com o pinto, a galinha procurava sementes no chão.

Conversava tanto com o papagaio que ficava rouca!
Ao crocodilo tinha de lavar bem os dentes...

E a avestruz era tão comilona que a galinha se cansava de tanta comida carregar...

***
Os meninos do 1º ano, como ainda não sabem ler e escrever muito bem, fizeram desenhos alusivos à história. Aqui só temos meninas representadas:

Sofia

Gabriela

Letícia

Catarina
OUTRAS HISTÓRIAS SE SEGUIRÃO, NUMA BIBLIOTECA PERTO DE TI...

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Apoio ao Currículo








A Biblioteca Escolar vem desenvolvendo actividades de apoio ao currículo subordinadas aos mais variados temas. Nestas fotos vemos a turma do 5º D a realizar um trabalho de grupo depois de ouvir uma apresentação em ppt intitulada "Como fazer uma bibliografia". Os alunos mostraram-se interessados e atentos, mas durante a parte prática, em que tinham de retirar as referências bibliográficas de um livro, um artigo de revista e de um filme em DVD, notaram-se algumas dificuldades que as professoras presentes procuraram esclarecer. Outras sessões se seguirão de apoio ao currículo. Entre outros temas, serão tratados assuntos como a realização de resumos, a criação de endereços electrónicos ou ainda como realizar um projecto.