quarta-feira, 27 de abril de 2011

Oficina de leitura e o 25 de Abril

Esta semana a Oficina de Escrita (atividade pedagógica para o primeiro ciclo do ensino básico) será dedicada ao dia 25 de Abril de 1974, dia da revolução dos cravos, com a leitura de O Tesouro de Manuel António Pina. O tesouro de que o livro nos fala é a liberdade e os alunos, depois de ouvirem esta história, que é a de todos nós, serão convidados a refletir sobre o que ela representa para si.
Excerto do livro:
"Os corações exultaram de alegria e as janelas encheram-se de bandeiras e de cravos vermelhos: os soldados puseram cravos vermelhos nas espingardas, e as mulheres esqueceram-se do jantar e das limpezas da casa e correram para a rua com os filhos ao colo e cravos vermelhos ao peito, chorando e rindo, comovidas e confusas; as pessoas que tinham sido expulsas e obrigadas a refugiar-se longe regressaram; as portas das cadeias abriram-se e os presos voltaram a casa; os jovens vieram da guerra, felizes por estar de novo rodeados dos amigos e abraçar os pais e os irmãos; e os meninos e as meninas puderam pela primeira vez dar as mãos e falar e olhar-se, caminhando lado a lado sem medo de acusações nem de castigos."

domingo, 10 de abril de 2011

Vencedores do concurso de leitura, 2º ciclo


Decorreu na passada sexta-feira, dia 8, a final escolar do concurso de leitura do 2º ciclo.

Os vencedores do núcleo de Cerva foram:

5º ano: Diogo Dias (5ºD)

6º ano: João Pedro (6º E)


O júri foi composto pelos docentes de Língua Portuguesa Inês Silva, Teresa Pires, Virgínia Pires e Victor Soares.



sábado, 9 de abril de 2011

Uma vaca de estimação

Os alunos do ensino pré-escolar deslocaram-se à nossa Biblioteca para ouvirem a história de uma vaca de estimação da autoria de Luísa Ducla Soares.
No livro Uma vaca de estimação conta-se como um profssor, cansado de viver apenas para os seus livros, decide arranjar um animal de estimação. Mas será que ter uma vaca em casa é boa ideia?
Aqui estão os pequenos com muita atenção e interessados nesta história bizarra!






sexta-feira, 8 de abril de 2011

Páscoa Feliz!!!

A Biblioteca do Núcleo de Cerva deseja a todos uma Páscoa feliz, boas férias e grandes leituras!!!


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Recital


Sinopse: Não é um recital de poesia.

Não é uma peça de teatro.

Não são sketches nem stand-up comedy.

Sendo Portugal, ao que tudo indica, um país de poetas, não serão eles, os poetas, também os autores dos nossos romances e das nossas peças de teatro?

Havendo, na poesia portuguesa, uma linha sarcástica, maldizente, de observação e crítica social, porque não ir aí à procura de vozes, de ecos da rua, de pregões, de anúncios, de diálogos? Imagine um aparelho de rádio, e imagine-se a mudar constantemente de posto, apanhando fragmentos dos programas mais diversos. Não andará muito longe do que se quis fazer.

Um recital envolvente, de ritmo avassalador, com o intimismo de um ensaio, que rompe com o silêncio das bibliotecas.

Humorístico só porque sim.

De textos na mão, quase ao desafio, trocando informalmente de papéis, os actores João Lagarto e Vitor Norte levam-nos numa viagem de sessenta minutos por textos variados, de autores consagrados, entrelaçados de forma inesperada e surpreendente. Por vezes, até para os próprios actores.

Vem aí o Zé das Moscas e Outras histórias, de António Torrado


O Zé das Moscas andava sempre com as moscas atrás dele a zumbirem. Zzzzzz, zzzzz... e já não podia mais! Um dia, decidiu que tinha de resolver o seu problema e lá foi ele à procura da cura. Foi falar com várias pessoas importantes na sociedade: o médico, o comandante da polícia, o advogado e o veterinário, mas nenhum destes o conseguiu ajudar. Pelo contrário, parecia que até se riam dele, em vez de o tentarem ajudar a encontrar uma solução para o problema dos zumbidos.O veterinário disse-lhe para procurar a ajuda do juiz da cidade. Podia ser que ele lhe resolvesse o problema. Quando chegou ao pé do juiz, explicou-lhe a situação, mas este já sabia o que se passava, pois tinha acabado de almoçar com as pessoas a quem o Zé já tinha recorrido e que o informaram de tudo.O juiz aconselhou-o a matar as moscas e passou-lhe até uma licença, onde o autorizava a matá-las, uma vez que não se deve fazer isso, pois isso é um crime e pode-se ir preso.O Zé das Moscas ouvia sempre o que as outras pessoas diziam e aconselhavam e fez o que o juiz lhe disse. Assim, como viu uma mosca em cima da cabeça do juiz, matou-a. Acabou por deixar o juiz a ouvir os zumbidos e ele curou-se.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

João Pedro Mésseder

O 7º D, no âmbito da atividade "Uma vida d'escrita", elaborou uma exposição na Biblioteca escolar dedicada a João Pedro Mésseder, escritor que, ainda há bem pouco tempo, no dia 25 de março, esteve no nosso Agrupamento. Aqui está ele a falar para os nossos alunos, no Centro Escolar.

Alguns livros do autor.
Sinopse do livro Romance do 25 de Abril:

E se um menino se chamasse Portugal? Ou então: pode o Portugal do antes do 25 de Abril ser comparado a um menino?Ora por que não?Ouçam pois a sua história: como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho.E que sonho foi esse? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no seu país à beira-mar.Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor. (In www.fnac.pt)

sábado, 2 de abril de 2011

Uma vida d'escrita- Camões épico

Durante a semana passada, o autor relembrado durante a atividade "Uma vida d'escrita" foi Luís Vaz de Camões, o "príncipe dos poetas", que viveu sempre com dificulades e morreu na completa miséria, mas que foi, para Portugal e para o mundo da sua época, o maior dos poetas. O 9ºC relembrou-o com a decoração de um pequeno placar na Biblioteca, para que todos pudessem prestar-lhe a sua merecida homenagem. Apesar de ser um poeta incompreendido pelos alunos, que o acham muito "difícil", temos de ser corretos e atribuir-lhe a enorme importância que tem no panorama das letras , não só nacional, como também mundial.
"as velas côncavas inchando"
O Gigante Adamastor aqui retratado.