sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aqui na Terra


O Agrupamento de Escolas de Cerva convida toda a comunidade a descobrir um autor e um livro.
lll
Miguel Carvalho nasceu no Porto a 25 de Novembro de 1970. Em finais de 1989, concluiu o Curso de Radiojornalismo do Centro de Formação de Jornalistas do Porto. Meses depois, inicia-se no jornalismo profissional na delegação do “Diário de Notícias” na cidade Invicta, onde se manteve durante sete anos e ganhou vários prémios de reportagem. De 1997 a 2000, foi jornalista do semanário Independente. Desde Dezembro de 2000, pertence aos quadros da “Visão”, onde é Grande Repórter e assina um espaço de opinião regular na edição on-line da revista intitulado A Devida Comédia. Tem poemas seus editados pela editora Corpos e pela ASA. Veste o Porto por dentro. Cidade onde gostaria de viver até ser pó, cinza e nada.”
lll
“Estas reportagens que vais ler não chegam para fazer o retrato de um País. Mas são um País. Escritas no decorrer da última década, foram, na sua esmagadora maioria, publicadas na revista VISÃO, com excepção de uma, no extinto semanário O Independente, e de outra (O Motorista, inédita). Neste livro, e nos casos em que tal se justificou, aparecem atenuadas nas suas impurezas, retocadas ou redesenhadas para disfarçar as arestas do tempo e da ditadura do espaço."
llllll
Aqui na Terra é o retrato de um certo Portugal. E de um lugar no mundo. Relatos de um País que, por vezes, não vem no mapa. Quadros, figuras que constituem uma geografia de afectos e desamores, de entregas e renúncias, de comédias humanas e tragédias colectivas. Nestas reportagens, convivem também territórios de sombras e luzes, de martírios e pantomina, de identidade e resignação, onde moram existências vestidas do avesso e «estórias» de tocarmos com a mão. Um País, enfim, que levamos inscrito por dentro, mas sempre descrito como quem o olha de fora. País coitadinho e honrado, País em grande ou maltratado, onde por vezes anda tudo ligado.” (do Prefácio)
lll
(in Dossiê AQUI NA TERRA - MIGUEL CARVALHO, gentilmente disponibilizado pela Deriva Editores)

Sem comentários:

Enviar um comentário