quinta-feira, 25 de março de 2010

Poesia com todos


No Dia Mundial da Poesia, a Biblioteca encomendou um serviço de catering poético ao clube LerArtes. Foram servidos três pratos: uma entrada, «poesia enrolada em si mesma»; um prato principal, «poesia de um país falhado»; e uma sobremesa agridoce, para não enjoar, «poesia de amores que vêm com pedacinhos de amores que foram».
Este menu foi confeccionado com os melhores ingredientes da poesia portuguesa, Camões e Fernando Pessoa, produtos de uma extraordinária conserva em memória literária; Ruy Belo, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andresen ou Eugénio Andrade, em semi-conserva; frutos maduros como Herberto Helder ou Ramos Rosa; mas também produtos frescos, de uma colheita mais recente, como Adília Lopes ou Filipa Leal. Cremos que todos saborearam esta refeição especial com o prazer de degustar um alimento de alta qualidade proteica para cérebros em crescimento de ser: a poesia.
lll
Esclarecendo que o poema
é um duelo agudíssimo
quero eu dizer um dedo
agudíssimo claro
apontando ao coração do homem
lll
(...)
ll
Luiza Neto Jorge

sexta-feira, 19 de março de 2010

Exposição sobre o sistema solar





No âmbito da participação do Agrupamento no Concurso “Astronomia Artística” que se encontra integrado nas actividades do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), organizado pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, os alunos do 7º ano de escolaridade da Turma A e B elaboraram maquetas do nosso Sistema Solar nas disciplinas de Ciências Físico-Químicas e de Ciências Naturais.
Com o intuito de divulgar esses trabalhos à comunidade escolar os alunos elaboraram uma exposição na biblioteca do Agrupamento que decorreu entre o dia 1 e 5 de Março.

Um Livro de Mão em Mão


Livro de Mão em Mão
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

Clarice Pacheco

A actividade Um Livro de Mão em Mão, integrada na semana da leitura, teve um grande êxito junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Cerva. Durante toda a semana os alunos e os seus professores puderam desfrutar de breves momentos de leitura no início de cada aula. O livro escolhido para cada turma acompanhou sempre o livro de ponto. O professor ao ler alguns minutos do livro no início das actividades da aula proporcionou momentos de evasão e de silêncio que só o mundo da leitura pode proporcionar. Viveram-se momentos únicos, onde alunos pouco entusiastas da leitura eram os primeiros a pedir para continuar. São momentos como estes que nos dão prazer de sermos os responsáveis pela formação de novos/bons leitores.

O ilustrador Tiago Araújo



Visita do ilustrador Tiago Araújo

No âmbito da semana da leitura tivemos a visita do jovem ilustrador Tiago Araújo. Na quinta–feira às 15 horas, a nossa Biblioteca encheu-se de alegria com a sua presença. Através das características físicas e psicológicas sugeridas pelos alunos, as personagens ganharam forma. Assim, o Tiago e o seu marcador não se pouparam à imaginação. Duas personagens foram criadas a “Bocha” e o “Ajax”. Quem sabe não as vamos encontrar por aí a ilustrar uma bela história?


Baús de Histórias





Já estão disponíveis na BE/CRE os Baús de Histórias para o Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos. Todos os alunos e professores estão convidados a abrir os baús e descobrirem quais os segredos que eles guardam. Estes podem ser requisitados na BE/CRE para as aulas de substituição, de sessão de leitura, de Estudo Acompanhado, de Formação Cívica, Área de Projecto, de Apoio…

O Rapaz do Pijama às riscas


Um rapaz de oito anos, Bruno é o protegido filho de um agente nazi cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde o solitário jovem não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe para não explorar o jardim, por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto. Nesse local, Bruno conhece Shmuel, um rapaz da sua idade que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras..
O Rapaz do Pijama às Riscas foi originalmente publicado no Reino Unido em 2006, simultaneamente em edições para jovens e para adultos. Encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas

Fizemos a leitura da obra “ O Rapaz de Pijama às Riscas”, no âmbito da semana da leitura da nossa escola. A actividade chamava-se “Um livro de mão em mão”. Durante toda a semana e em todas as aulas os professores presentearam-nos durante alguns minutos com a leitura desta história.
Nós gostámos de ler o livro pois este retrata uma época histórica fria, dura e sangrenta, a 2ª Guerra Mundial. É um livro que retrata a inocência de duas crianças, onde predominam sentimentos de arrogância, de injustiça mas também de amor e de amizade. É uma obra imaginativa, cuidada e excelente. Uma óptima escolha para ler! Aqui, John Boyle está no seu melhor, misturando o tema da 2ª Guerra Mundial com uma verdadeira amizade. Uma obra muito interessante e inesquecível, adequado para quem adora ler…

Alunos do 9ºA