quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Chico Buarque vence prémio Portugal telecom



O romance Leite Derramado, do escritor e compositor Chico Buarque, venceu a oitava edição do Prémio Portugal Telecom de Literatura, que homenageou José Saramago, anunciaram na segunda feira os organizadores.


As obras "Outra Vida", do brasileiro Rodrigo Lacerda, e "Lar", do também brasileiro Armando Freitas Filho, ficaram, com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Quarto romance de Chico Buarque, "Leite Derramado" conta a história de um velho, com mais de 100 anos, preso a um leito de hospital, de onde relata, a quem quiser ouvir, a história de sua vida.
Depois de receber o prémio, Chico Buarque disse considerar "natural" o fato de ser mais conhecido como compositor do que como escritor.
"As pessoas não me consideram um escritor, a música é muito mais popular, aparece no rádio e na televisão", salientou.
Na cerimónia, foi feita uma homenagem ao Nobel da Literatura José Saramago, falecido em Julho, cujo romance "Caim" foi retirado da lista final do galardão deste ano, por iniciativa da Fundação Saramago e da Companhia das Letras, editora do escritor no Brasil.
Antes do anúncio do prémio, apresentado pelo humorista Jô Soares, foram exibidos alguns trechos do documentário "José e Pilar", do realizador Miguel Gonçalves Mendes.
Pilar del Rio recebeu uma distinção especial a José Saramago oferecida pelos organizadores do galardão e conversou com Jô Soares sobre o documentário.
"Adorei, gostei das interpretações, está muito respeitoso, cheio de vida, de momentos concretos, a câmara foi discreta, a equipa foi muito delicada", afirmou.
Criado em 2003, o prémio distingue romances, contos, poesias, crónicas, dramaturgias e autobiografias, escritos originalmente em língua portuguesa, com primeira edição no Brasil, entre 01 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2009.
Participaram igualmente obras com primeira edição no estrangeiro, entre 01 de Janeiro de 2006 e 31 de Dezembro de 2009, desde que tenham tido a primeira edição no Brasil em 2009.
Gonçalo M. Tavares foi o primeiro escritor português distinguido com o galardão, em 2007, com "Jerusalém".
Os outros seis finalistas deste ano foram "A passagem tensa dos corpos", de Carlos de Brito e Mello, "Avó Dezanove e o segredo do soviético", de Ondjaki, "Monodrama", de Carlito Azevedo, "O filho da mãe", de Bernardo Carvalho, "Olhos secos", Bernardo Ajzenberg, e "Pornopopéia", de Reinaldo Moraes.
Os vencedores receberam prémios de 100.000 reais (42.372 euros), 35.000 reais (14.830 euros) e 15.000 reais (6.355 euros), respectivamente, primeiro, segundo e terceiro classificados.
No ano passado, o escritor brasileiro Nuno Ramos, autor do livro "Ó", venceu o Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa.
Os também autores brasileiros João Gilberto Noll, com "Acenos e Afagos", e Lourenço Mutarelli, com "A Arte de Produzir Efeito sem Causa", ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário