segunda-feira, 21 de março de 2011

João Pedro Mésseder vem ao nosso Agrupamento

No próximo dia 25, sexta-feira, João Pedro Mésseder vem ao nosso Agrupamento para fazer uma palestra aos alunos do 1º e do 2º ciclos. Aguarda-se a sua vinda com expectativa!
BIOGRAFIA

JOSÉ ANTÓNIO GOMES - 1957- ...

OBRA


João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto, e aí completou os estudos universitários, tendo-se licenciado em Línguas e Literaturas (estudos ingleses e alemães). Lecciona Literatura Infantil aos futuros professores, na Escola Superior de Educação do Porto. Poeta e contista, ensaísta e romancista, colabora em diversas iniciativas promovidas por várias escolas e instituições com conferências e palestras no âmbito de semanas da leitura e literárias dinamizadas por Bibliotecas Escolares e organizadas pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Gulbenkian e em colaboração com os Ministérios da Educação e da Cultura. Apresentou dissertação de Mestrado (1992) e de Doutoramento (2002) em Literatura Infantil, na Universidade Nova de Lisboa, subordinadas, respectivamente, aos temas: “A Poesia na Literatura para a Infância”, publicada em livro em 1993 (Porto, Asa); “Espelhos e Sombras: Representações do Eu em Luísa Dacosta”. Recebeu o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, 1999, da Câmara Municipal de Loures, pelo livro Fissura (Caminho, 2000).

Nota: por entre um caleidoscópio de escritas e sob o prisma de actividades pedagógicas e culturais múltiplas, o autor aceitou o convite da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena “Encontro com João Pedro Mésseder”, em 25 de março de 2011, integrado na “Semana da Leitura”, iniciativa dinamizada no âmbito do Plano Nacional de Leitura.. João Pedro Mésseder é “nome literário” (designação do próprio autor) de José António Gomes.

Publicações para crianças e jovens: Ordem Alfabética; Versos com Reversos (Caminho, 1999), nomeado para a «IBBY Honour List» de 2000, De Que Cor É o Desejo? Breviário do Sol; Breviário da Água; O G é um gato enroscado; Palavra que voa; A Canção dos Piratas; Romance do 25 de Abril. Publicou ainda, entre outras, a obra: “Era uma vez outra vez”, panóplia de contos e recontos, poemas e outros textos do próprio e de outros autores a atestar o perfil de interesse didáctico da sua obra. Tem colaboração dispersa em obras colectivas, revistas e jornais.

Duas obras do João Pedro Mésseder que temos na nossa biblioteca:
Vozes do Alfabeto, de João Pedro Mésseder, reúne cerca de três dezenas de poemas. São versos preferencialmente destinados a crianças em fases iniciais de aprendizagem da leitura e da escrita, ou seja, em idade de frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico. A cada letra corresponde um texto, por vezes dois. Se aqui o poema se assemelha a uma micro-história em verso, acolá encena um pequeno episódio burlesco; e outros há que se mantêm num registo lírico. Organizados de acordo com a ordem das letras no alfabeto (primeiro o poema centrado no A, depois no B, depois no C, e assim sucessivamente), inspiram-se no trava-línguas da tradição oral. Deste modo, a simplicidade da linguagem, ao alcance da capacidade de compreensão da criança, vê-se literariamente compensada pelo recurso à aliteração, à assonância, à anáfora, ao jogo linguístico e a outros elementos expressivos. Rimados e ritmados, facilmente memorizáveis, os textos permitem, se lidos em voz alta, activar a atenção auditiva e concorrem para o desenvolvimento da consciência fonológica, sem nunca abdicarem da dimensão lúdica e do humor que são traços distintivos deste livro, profusamente ilustrado com imagens de assinalável qualidade.



O Aquário, uma história de peixes, cores e sabores para os mais pequenos. Um aquário é também um mundo em miniatura, onde se jogam relações entre iguais e diferentes, novos e velhos, e onde se geram preconceitos e ideias feitas. As ilustrações ajudam a compreender situações e personagens, sem deixarem de construir um cenário onírico e sedutor.

Sem comentários:

Enviar um comentário