quinta-feira, 31 de março de 2011

Oficina da Leitura


Esta semana, os alunos do 1º ciclo estão a elaborar uma história coletiva. Através do diálogo com os alunos, irão sendo criadas personagens e aventuras por elas vividas, a fim de ser elaborada uma história coletiva. No final, a história será revista e, se necessário, melhorada pelo escritor João Pedro Mésseder que, ainda na semana passada, esteve no nosso Agrupamento.

quarta-feira, 30 de março de 2011

João Pedro Mésseder e Manuela São Simão nas nossas escolas

No passado dia 25, sexta feira, o escritor João Pedro Mésseder e a ilustradora Manuela São Simão estiveram no nosso Agrupamento, nos dois núcleos, no âmbito da Semana da Leitura. Conversaram com alunos dos 2º e 3º ciclos e, para terminar a visita, a ilustradora desenvolveu uma atividade prática com as crianças que resultou em alguns trabalhos muito interessantes. Aqui ficam algumas fotografias:


















sexta-feira, 25 de março de 2011

quarta-feira, 23 de março de 2011

Avaliação das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena


O Projecto Educativo da Escola apresenta como principal meta, melhorar as aprendizagens dos alunos e os seus resultados escolares, o que motiva valorizar-se o impacto da BE nesses resultados. No plano de Acção da BE considera-se o Apoio ao Desenvolvimento Curricular (Domínio A do Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares), como uma área de intervenção prioritária, necessitada de promoção de diversas acções de melhoria, para poder valorizar o impacto dos serviços da BE nos resultados dos alunos. A finalidade do Programa de uma Biblioteca Escolar (BE) é a de “assegurar que os alunos e os docentes da escola sejam, de facto, utilizadores das ideias e da informação.” (ALA, 1998), sendo imperativo que os estudantes apresentem um bom nível de literacia e desenvolvam competências de informação, integrando conhecimento, o recurso que suporta todas as outras aquisições. O programa da acção de uma BE contribui decidida e efectivamente para melhores resultados nas aprendizagens. Dado o diagnóstico desenvolvido, a escolha do sub-domínio a desenvolver no processo de avaliação, incidiu na Promoção da Literacia da Informação (sub-domínio A.2.). A unificação dos temas - parceria na instrução e desenvolvimento da literacia de informação, desempenhados pelo Professor Bibliotecário, assegura aos estudantes a necessária formação para um envolvimento bem-sucedido no acesso e uso global da informação, relacionando os objectivos do programa da BE, com os objectivos do Projecto Educativo (PE).

terça-feira, 22 de março de 2011

Semana da Leitura

OBRAS DE REFERÊNCIA PARA O CONTRATO DE LEITURA


Em plena Semana da Leitura no nosso Agrupamento, aqui ficam as obras sugeridas para leitura contratual no Ensino Secundário:

LITERATURA NACIONAL
AGUIAR, João. A Voz dos Deuses
ALEGRE, Manuel. O Homem do País Azul: contos
ANDRADE, Eugénio. Antologia Pessoal da Poesia Portuguesa
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Contos Exemplares
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Obra Poética
ANTUNES, António Lobo. Livro de Crónicas
BELO, Ruy. Obra Poética I e II
BRANCO, Camilo Castelo. Eusébio Macário
BRANCO, Camilo Castelo. Novelas do Minho
CARVALHO, Mário de Carvalho. Contos Vagabundos
ESPANCA, Florbela. Livro de Mágoas
FERREIRA, José Gomes. As Aventuras de João Sem Medo
FERREIRA, José Gomes. O Mundo dos Outros
FERREIRA, Vergílio. Contos
FONSECA, Manuel. O Fogo e as Cinzas
GARRETT, Almeida. Viagens na Minha Terra
GERSÃO, Teolinda. Histórias de Ver e Andar - Contos
GOMES, Luísa Costa. Contos Outra Vez: 1984-1997
LEIRIA, Mário-Henrique de. Contos do Gin-Tonic
LOURENÇO, Eduardo. A Nau de Ícaro
MACHADO, Dinis. O que diz Molero
MIGUÉIS, José Rodrigues. Gente de Terceira Classe
MIGUÉIS, José Rodrigues. Léah e Outras Histórias
MONTEIRO, Manuel Hermínio Monteiro. Rosa do Mundo: 2001 Poemas para o Futuro
NAMORA, Fernando. Resposta a Matilde: divertimento
NEGREIROS, Almada. Deseja-se Mulher
NEGREIROS, Almada. Contos e Novelas
O'NEILL, Alexandre. Poesias Completas
OLIVEIRA, Carlos de. Uma Abelha na Chuva
PACHECO, Fernando Assis. Trabalhos e Paixões de Benito Prada
PESSOA, Fernando. Cartas de Amor
PIRES, José Cardoso. O Delfim
QUEIRÓS, Eça de. Contos
QUEIRÓS, Eça de. A Cidade e as Serras
QUEIRÓS, Eça de. A Relíquia
RÉGIO, José. Poemas de Deus e do Diabo
RIBEIRO, Aquilino. O Malhadinhas
SARAMAGO, José. O Ano da Morte de Ricardo Reis
SARAMAGO, José. Jangada de Pedra
SENA, Jorge de. Sinais de Fogo
SENA, Jorge de. O Físico Prodigioso
TORGA, Miguel. Novos Contos da Montanha
VICENTE, Gil. Farsa de Inês Pereira
ZAMBUJAL, Mário. Crónica dos Bons Malandros



LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
AGUALUSA, José Eduardo. O Ano em Zumbi Tomou o Rio
ALMEIDA, Germano. A Ilha Fantástica
AMADO, Jorge. Capitães de Areia
ANDRADE, Carlos Drummond. Antologia Poética
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas
COUTO, Mia. Mar me Quer
COUTO, Mia. Cronicando
LISPECTOR, Clarice. Contos
MEIRELES, Cecília. Romanceiro da Inconfidência
MORAIS, Vinícius de. Antologia Poética
PEPETELA. A Montanha da Água Lilás
RIBEIRO, João Ubaldo. Livro de Histórias
RUI, Manuel. Quem me Dera ser Onda
VASCONCELOS, José Mauro de. O Meu Pé de Laranja Lima



LITERATURA UNIVERSAL
ALLENDE, Isabel. A Casa dos Espíritos
AUSTEN, Jane. Emma
AUSTEN, Jane. Orgulho e Preconceito
BALLESTER, Gonzalo Torrente. Crónica do Rei Pasmado
BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451
BRONTË, Charlotte. Jane Eyre
BRONTË, Emily. O Monte dos Vendavais
CALVINO, Ítalo. O Visconde Cortado ao Meio
CAMUS, Albert. O Estrangeiro
CARROLL, Lewis. Alice no Pais das Maravilhas
CERVANTES, Miguel. D. Quixote de La Mancha
CHRISTIE, Agatha. Um Crime no Expresso do Oriente
DEFOE, Daniel. Robinson Crusoe
DICKENS, Charles. Oliver Twist
DOSTOIEVSKY, Fiódor. O Jogador
DOYLE, Arthur Conan, O Cão dos Baskerville
DUMAS, Alexandre, O Conde de Monte Cristo
ECO, Umberto, O nome da Rosa
ENDE, Michael, A História Interminável
FAULKNER, William, O Som e a Fúria
FRANK, Anne, Diário de Anne Frank
GAARDER, Jostein, O Mundo de Sofia
HEMINGWAY, Ernest. Por Quem os Sinos Dobram
HESSE, Hermann, Siddhartha
GOETHE, W. von, Werther
HUXLEY, Aldous, O Admirável Mundo Novo
KAFKA, F., Metamorfose
KIPLING, Rudyard, Kim
LODGE, David, Um Almoço Nunca é de Graça
LONDON, Jack, Contos do Pacífico
LORCA, F. Garcia, A Casa de Bernarda Alba
MARQUEZ, Gabriel Garcia, Cem Anos de Solidão
MOLIÈRE, J.-B., Dom João
MAUGHAM, S. O Fio da Navalha
NERUDA, Pablo. Vinte Poemas de Amor e uma Canção Desesperada
ORWELL, George. Mil Novecentos e Oitenta e Quatro
POE, Edgar Allan. Contos Fantásticos
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um Jovem Poeta
SAGAN, Carl, Contacto
SEPÚLVEDA, Luís, O Velho que Lia Romances de Amor
SEPÚLVEDA, Luís, História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar
SHAKESPEARE, William, Romeu e Julieta
SHAKESPEARE, William, Hamlet
SÜSKIND, Patrick, O Perfume
STEINBECK, John, A um Deus Desconhecido
SWIFT, J., Viagens de Gulliver
SHAKESPEARE, William, Romeu e Julieta
TOLKIEN, J. R. R., O Senhor dos Anéis
TOLSTOI, Leão. Contos
TWAIN, Mark, Tom Sawyer
LLOSA, Mário Vargas, Quem Matou Palomino Molero
WILDE, Óscar, O Retrato de Dorian Gray
WILLIAM, Tennessee. A Noite da Iguana e Outras Histórias
XINGUIAN, Gao, Uma Cana de Pesca para o meu Avô
YOURCENAR, Marguerite, Contos Orientais

segunda-feira, 21 de março de 2011

João Pedro Mésseder vem ao nosso Agrupamento

No próximo dia 25, sexta-feira, João Pedro Mésseder vem ao nosso Agrupamento para fazer uma palestra aos alunos do 1º e do 2º ciclos. Aguarda-se a sua vinda com expectativa!
BIOGRAFIA

JOSÉ ANTÓNIO GOMES - 1957- ...

OBRA


João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto, e aí completou os estudos universitários, tendo-se licenciado em Línguas e Literaturas (estudos ingleses e alemães). Lecciona Literatura Infantil aos futuros professores, na Escola Superior de Educação do Porto. Poeta e contista, ensaísta e romancista, colabora em diversas iniciativas promovidas por várias escolas e instituições com conferências e palestras no âmbito de semanas da leitura e literárias dinamizadas por Bibliotecas Escolares e organizadas pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Gulbenkian e em colaboração com os Ministérios da Educação e da Cultura. Apresentou dissertação de Mestrado (1992) e de Doutoramento (2002) em Literatura Infantil, na Universidade Nova de Lisboa, subordinadas, respectivamente, aos temas: “A Poesia na Literatura para a Infância”, publicada em livro em 1993 (Porto, Asa); “Espelhos e Sombras: Representações do Eu em Luísa Dacosta”. Recebeu o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho, 1999, da Câmara Municipal de Loures, pelo livro Fissura (Caminho, 2000).

Nota: por entre um caleidoscópio de escritas e sob o prisma de actividades pedagógicas e culturais múltiplas, o autor aceitou o convite da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena “Encontro com João Pedro Mésseder”, em 25 de março de 2011, integrado na “Semana da Leitura”, iniciativa dinamizada no âmbito do Plano Nacional de Leitura.. João Pedro Mésseder é “nome literário” (designação do próprio autor) de José António Gomes.

Publicações para crianças e jovens: Ordem Alfabética; Versos com Reversos (Caminho, 1999), nomeado para a «IBBY Honour List» de 2000, De Que Cor É o Desejo? Breviário do Sol; Breviário da Água; O G é um gato enroscado; Palavra que voa; A Canção dos Piratas; Romance do 25 de Abril. Publicou ainda, entre outras, a obra: “Era uma vez outra vez”, panóplia de contos e recontos, poemas e outros textos do próprio e de outros autores a atestar o perfil de interesse didáctico da sua obra. Tem colaboração dispersa em obras colectivas, revistas e jornais.

Duas obras do João Pedro Mésseder que temos na nossa biblioteca:
Vozes do Alfabeto, de João Pedro Mésseder, reúne cerca de três dezenas de poemas. São versos preferencialmente destinados a crianças em fases iniciais de aprendizagem da leitura e da escrita, ou seja, em idade de frequentar o 1º ciclo do Ensino Básico. A cada letra corresponde um texto, por vezes dois. Se aqui o poema se assemelha a uma micro-história em verso, acolá encena um pequeno episódio burlesco; e outros há que se mantêm num registo lírico. Organizados de acordo com a ordem das letras no alfabeto (primeiro o poema centrado no A, depois no B, depois no C, e assim sucessivamente), inspiram-se no trava-línguas da tradição oral. Deste modo, a simplicidade da linguagem, ao alcance da capacidade de compreensão da criança, vê-se literariamente compensada pelo recurso à aliteração, à assonância, à anáfora, ao jogo linguístico e a outros elementos expressivos. Rimados e ritmados, facilmente memorizáveis, os textos permitem, se lidos em voz alta, activar a atenção auditiva e concorrem para o desenvolvimento da consciência fonológica, sem nunca abdicarem da dimensão lúdica e do humor que são traços distintivos deste livro, profusamente ilustrado com imagens de assinalável qualidade.



O Aquário, uma história de peixes, cores e sabores para os mais pequenos. Um aquário é também um mundo em miniatura, onde se jogam relações entre iguais e diferentes, novos e velhos, e onde se geram preconceitos e ideias feitas. As ilustrações ajudam a compreender situações e personagens, sem deixarem de construir um cenário onírico e sedutor.

domingo, 20 de março de 2011

O Cartaz da minha escola

CONCURSO «O CARTAZ DA MINHA ESCOLA»
Este concurso, no âmbito da Semana da Leitura 2011 e das comemorações do Ano Internacional das Florestas, pretende a mobilização de todos em torno da relação Leitura – Energia – Floresta.

Informações úteis

A Semana da Leitura 2011, que decorrerá entre 21 e 25 de Março, conjuga a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a promoção da leitura e dos livros, contribuindo para estimular o prazer de ler, abordando-se questões tão relevantes e actuais como o ambiente e a sustentabilidade. Procura-se, assim, elevar os níveis de literacia dos portugueses, tornando-os, simultaneamente, cidadãos mais conscientes e capazes de respeitarem o nosso planeta.

À semelhança do que se tem verificado nos anos anteriores, a participação das escolas não agrupadas/agrupamentos, bem como das comunidades em geral, é factor determinante para tornar a Semana da Leitura num marco em que a leitura, a criatividade, a capacidade de inovação e a pluralidade são patenteadas por todos os que sempre apostaram neste desafio.

Convidam-se, pois, todas as escolas não agrupadas/agrupamentos a participarem no Concurso «O cartaz da minha escola» que, este ano, vai premiar a criatividade, a imaginação, a capacidade de comunicação e de mobilização de todos em torno da relação Leitura – Energia – Floresta.

A inscrição inicial no concurso faz-se através do preenchimento de um formulário, disponível no Sistema de Informação do Plano Nacional de Leitura (http://www.sipnl.planonacionaldeleitura.gov.pt/login.jsp), entre os dias 10 e 18 de Fevereiro de 2011. Depois de cada escola não agrupada / agrupamento ter seleccionado o cartaz a apresentar a concurso, este deverá ser enviado entre os dias 25 e 31 de Março, conforme disposto no Regulamento do Concurso.

sábado, 19 de março de 2011

Semana da Leitura 2011

Tradicionalmente dinamizada no mês de Março, a Semana da Leitura tem contribuído significativamente para a valorização da leitura junto das crianças e jovens e da população adulta, propiciando a aproximação da Escola à comunidade. A Semana da Leitura envolve, deste modo, escritores, ilustradores, para além de docentes, alunos, pessoal não docente e encarregados de educação, mobilizando, assim, a comunidade numa celebração festiva da leitura e do livro.
No nosso Agrupamento a Semana da Leitura realizar-se-á de 21 a 25 de Março. Pretendemos dinamizar as escolas do Agrupamento, estimulando dinâmicas que evidenciem, nestas e na comunidade em que elas se inserem, ambientes em que a leitura e os livros estejam presentes em toda a parte.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Critérios de avaliação de sites

Quem é responsável pela página? Tem autor?O “autor” é uma associação ou organização?Quando é que a página foi criada ou actualizada?Onde se pode encontrar mais informação?Há outro contacto além da indicação de correio electrónico?Há documentação sobre factos? Há ligação com outras páginas relacionadas?Porque é que a página foi criada?A ideia é vender? Convencer? Informar? Eis algumas questões que nos devemos colocar quando consultamos a internet.




Sites que te podem ser úteis
http://e-livros.clube-de-leituras.pt/ - Biblioteca de Livros Digitais
http://e-livros.clube-de-leituras.pt/cdl/ - Caminho das Letras
http://www.historiadodia.pt/ – Contos de António Torrado
http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues.html – Língua Portuguesa
http://www.ccvalg.pt/astronomia/ - Astronomia
http://geored.dgidc.min-edu.pt/ - Geografia de Portugal
http://cienciastic.fc.ul.pt/index.html - Ciências
Http://www.oceanario.pt/ - Ciências
http://moodle.crie.min-edu.pt/course/view.php?id=483 - Matemática
http://www.matematrix.esel.ipleiria.pt/ – Matemática
http://www.junior.te.pt/ – Diversos
http://www.catraios.pt/ - Diversos
http://nonio.eses.pt/eb1/alunos/index.htm - Diversos
http://www.sitiodosmiudos.pt/ - Diversos
http://www.cidadedamalta.pt/ – Diversos
http://lreforschools.eun.org/LRE-Portal/Index.iface - Diversos
http://www.ipmuseus.pt/ - Museus portugueses
http://www.iplb.pt/ - Instituto português do livro
http://www.infopedia.pt/ - Enciclopédia digital
http://www.google.com/ - Motor de busca

quinta-feira, 17 de março de 2011

3º lugar nos campeonatos distritais

O Daniel Pires, do 8º ano, ficou em 3º lugar no corta-mato escolar realizado em Chaves. Os nossos parabéns!!!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Como pesquisar informação



BIG6



Ao longo da tua vida escolar vais deparar-te frequentemente com a necessidade de pesquisar informação.


Como e por onde começar?Onde encontrar a informação necessária?O que fazer com essa informação?Como organizar e apresentar a informação?A utilização de um modelo em seis etapas - Big 6 - pode ajudar-te a resolver os problemas de pesquisa de informação.


1 - Definição da Tarefa
• Qual é a tarefa? O que quero investigar?

• O que já sei sobre o tema?

• O que quero saber?

Faço uma lista de perguntas.


2 - Estratégias de pesquisa de informação

• Que fontes posso consultar para encontrar a informação?

• Onde posso encontrar essas fontes?

• Quem me pode ajudar a encontrá-las?


3 - Localização e Acesso

• A que fontes posso aceder?

• Onde se encontra a informação em cada uma das fontes?Fontes: áudio, vídeo, impressas, electrónicas (CD-ROM, DVD, Internet).

Selecciono as informações de que preciso.


4 - Utilização da Informação

• Como posso explorar melhor cada fonte?

• Qual a informação útil em cada fonte?

Leio a informação que encontrei.

Tiro notas.

Refiro as minhas fontes.


5 - Síntese

• Como posso organizar a informação recolhida?

Analiso a informação que registei. Organizo a informação.

Escrevo por palavras minhas

• Como posso apresentar o resultado?

Texto narrativo, apresentação oral, apresentação multimédia (CD-ROM, vídeo, áudio, Internet)


6 – Avaliação

• A informação que encontrei responde às perguntas da etapa 1?

• Citei correctamente as minhas fontes e usei textos meus e não copiados?

• O meu trabalho está bem organizado e apresentado?

• O meu trabalho está completo?

• O meu trabalho está pronto a ser apresentado ou posso ainda melhorá-lo ?

terça-feira, 15 de março de 2011

Requisição de livros

Os alunos do 1º ciclo vêm à Biblioteca de quinze em quinze dias para devolverem livros e requisitarem outro. Nestas fotografias vemos a Professora Madalena Pipo com os seus alunos que, bem animados, mostram os livros escolhidos para embarcarem em mais uma aventura!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Carnaval em Cerva

No passado dia 4 de Março realizou-se, nesta Escola, o desfile de Carnaval. Os temas foram variados e a animação grande!!!!


As energias renováveis foram um dos temas predilectos!

Que belas damas antigas!

A vida animal não ficou esquecida.


É verdade! Água é vida!

O futebol não podia ser esquecido.

Os meninos do Ensino Especial.

A energia eólica é muito importante.


A moda dos vampiros veio para ficar.

o 6º E.

Temos de preservar os mares!

Os pequeninos estiveram sempre animados!


Não há Carnaval sem música!!!

domingo, 13 de março de 2011

Beethoven de novo...

Eis algumas fotos de alunos do 1º ciclo que, depois de terem ouvido a história Dó e Mi descobrem Beethoven de Isabel Zambujal (que já noticiamos neste blogue) acompanhada da audição de algumas das suas composições, realizaram uma divertida atividade. Pintaram os dedos com caras e muitos não esqueceram laços e outros acessórios.